title

quinta-feira, 10 de setembro de 2015

Ruas do centro serão bloqueadas no Dia Mundial sem Carro

Campanha ocorre no dia 22 e fechará três ruas centro comercial
Rua Santa Rosa, uma das ruas que será bloqueada (Foto: Arquivo Portal Infonet)
No próximo dia 22, uma terça-feira, algumas ruas do centro comercial de Aracaju serão interditadas para a celebraçãodo “Dia Mundial Sem Carro”. O planejamento da Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT) é de bloquear vias e formar um ‘L’ entre a Rua José Prado Franco e Travessa Hélio Ribeiro, deixando o espaço livre para circulação de pessoas sem interferência de veículos motorizados.

Para dar frente a campanha, apresentar as mudanças e ter o apoio de empresários e comerciantes, a Associação Comercial de Sergipe (Acese), a Câmara de Dirigentes Lojistas de Aracaju (CDL) e a SMTT se reuniram na noite desta quinta-feira, 10, na sede da Acese, localizada em uma das ruas onde será feito o bloqueio.

“A proposta é fazer uma reflexão para que as pessoas deixem o carro em casa e use os transportes alternativos. Historicamente falando, as ruas foram feitas para as pessoas e o carro era secundário. Hoje funciona de forma contrária. Então nossa proposta é ter o apoio dos empresários para fechar as ruas José Franco, Santa Rosa, praça, fazendo o ‘L’ com a Travessa Hélio Ribeiro”, explica Selma Dantas, coordenadora de trânsito da SMTT.
Selma: campanha é para reflexão de condutores

Selma aproveitou a ocasião para reforçar que a Lei Federal recentemente aprovada, que obriga o emplacamento das motocicletas 50 cilindradas, que na perspectiva da SMTT, deve diminuir em 80% o número de acidentes com mortes e lesões permanentes.

Encabeçando a campanha junto com outras entidades pela primeira vez, a Acese em nome do seu atual presidente, Wladimir Torres, traz outra ótica para incentivar o uso de transportes alternativos e expandir a prevenção contra acidentes. “Como instituição ligada a área empresarial e de negócios, abraçamos a causa para sensibilizar tanto a população, empresários e funcionários para o Dia Mundial Sem Carro e alertando-os sobre o número de acidentes com todos tipos de veículos, carros, motos e bicicletas. Para o empresário, especificamente, um funcionário que sofre acidente fica impossibilitado de trabalhar e passa a gerar custo para empresa e para os órgão públicos, através do auxílio doença da previdência. Então, abraçar essa causa é do nosso interesse”, ressalta.
Wladimir acredita que o acidentado além do próprio risco a vida, gera custos a empresa
Brenno: comerciantes devem abraçar causa

Já o presidente da CDL, Brenno Barreto, prevê apoio dos comerciantes da região no sentido de que a campanha visa preservar a vida. “O envolvimento de todos comerciantes vai contribuir com a mobilização, sabemos que vai parar um pouco o centro, mas quando se entende que é por uma causa de preservação da vida, o esforço é válido”, completa.

Por Ícaro Novaes e Verlane Estácio

Nenhum comentário:

Postar um comentário