title

domingo, 27 de setembro de 2015

Famílias do Motu completam mais de um ano em terreno

As famílias ocupam um terreno da União na Aruana
Os barracos da Invasão das Mangabeiras (Fotos: Portal Infonet)
Jaqueline diz que o sonho é de uma casa própria
Crianças participaram do desfile cívico (Fotos: Motu)
Desfile foi marcado pela luta por moradia popular
A mais de um ano, as famílias da Invasão das Mangabeiras, localizada em um terreno da União, na zona de expansão da capital sergipana, ocupavam a área. Sem saneamento básico, morando em barracos de madeira, sujeitos a ação do clima, as famílias do Movimento Organizado de Trabalhadores Urbanos (Motu) nutrem a esperança de poder construir casas no terreno.
Para marcar a comemoração de um ano na área, os moradores realizaram um desfile cívico com palavras de ordem e a reivindicação por moradia.
“Este é um sonho nosso. Acreditamos na Justiça porque quando chegamos aqui essa área estava tomada por mato e lixo. Hoje nós organizamos a área e a nossa esperança é poder construirmos as nossas casas, tendo uma moradia digna”, fala Jaqueline Correia.
Mãe de dois filhos, de 6 e 4 anos, Lidia Verônica Ferreira dos Santos, sonha em ter uma casa própria. “Esse é o sonho de quem tem uma família. Eu moro aqui com meu esposo que é vigilante e tem os meus filhos. Infelizmente aqui não consegui uma vaga para a minha menina de 4 anos e por isso, não posso trabalhar porque não tenho com quem deixar ela”, diz.
Um dos coordenadores da ocupação, Cremilson de Oliveira, ressalta que a área conta com moradores que trabalham, mas que não conseguem pagar um aluguel. “Mais de 90% das pessoas que estão aqui são de trabalhadores, e o restante são de pessoas que procuram uma oportunidade no mercado de trabalho. Aqui nós organizamos a ocupação”, destaca Cremilson que pede a ajuda de voluntários para projetos no local.
“No dia 12, vamos fazer uma festa para as crianças e estamos aceitando toda a ajuda possível. No dia 18 vamos fazer uma ação para toda a comunidade com médicos e vários profissionais para atender aos moradores. Então, estamos lutando, mas estamos abertos para pessoas que cheguem para ajudar”, lembra Oliveira. Quem desejar entrar em contato para ser voluntário no projeto das famílias do Recanto das Mangabeiras pode fazer pelo (079) 9649-7672.

Nenhum comentário:

Postar um comentário