title

quinta-feira, 12 de novembro de 2015

Operação Comércio Seguro terá 180 PMs por dia

Operação acontece entre 16 de novembro e 16 de janeiro
Operação Comércio Seguro 2015 empregará cerca de 180 PMs por dia (Foto: divulgação)
Com o objetivo de garantir a tranquilidade de comerciantes e clientes durante as compras de final de ano, a Polícia Militar de Sergipe realiza, entre os dias 16 de novembro e 16 de janeiro, mais uma edição da Operação Comércio Seguro. O planejamento foi divulgado na manhã dessa quarta-feira, 11, na sede da Câmara de Diretores Lojistas de Aracaju, com a presença de membros da CDL, empresários, jornalistas e policiais militares.
Os detalhes da operação foram apresentados pelo comandante do 8º Batalhão de Polícia Comunitária (8º BPCom), tenente-coronel Vivaldy, coordenador geral da ação. De acordo com o oficial, no referido período, o centro comercial de Aracaju, bem como os bairros Siqueira Campos e Treze de Julho recebem o incremento do policiamento ostensivo a pé, montado e motorizado, através do 8º Batalhão, unidades administrativas e especializadas da PM.
Nos meses de novembro e janeiro, as ações acontecem em dois turnos: manhã e tarde. Já ao longo do mês de dezembro, quando se intensifica o fluxo de pessoas e valores em circulação, o policiamento se estende, também, para o turno da noite, contemplando os finais de semana e feriados. “Empregaremos um efetivo de 90 policiais militares a cada turno, sendo 40 no Centro de Aracaju, 20 no Siqueira Campos e 30 na Treze de Julho. Isso significa um reforço de 78 PMs em relação ao policiamento ordinário nos meses convencionais”, salientou o tenente-coronel Vivaldy.
Dentre as ações preventivas previstas pela operação estão a realização de abordagens a pessoas e veículos, visando coibir a prática de furtos, roubos, tráfico de drogas e porte ilegal de armas, bem como a ativação do sistema de monitoramento através do ônibus do programa “Crack é possível vencer”.
“O veículo irá operar no calçadão do centro da cidade, com uma equipe fazendo o monitoramento das imagens captadas por câmeras de longo e médio alcance, situadas em pontos estratégicos da área comercial, para, em conjunto com as câmeras do Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp), em tempo real, facilitar a identificação de situações suspeitas e garantir o pronto atendimento por meio do repasse da informação à equipe que estiver mais próxima do local do fato”, explicou Vivaldy.
Para a execução do plano de atividades elaborado em consonância com as diretrizes do Comando do Policiamento Militar da Capital (CPMC), a Operação Comércio Seguro contará com o empenho do efetivo de unidades operacionais e administrativas da Corporação.
Participam das ações, além de policiais do 8º Batalhão, militares lotados no CPMC; 1º e 5º Batalhões de Polícia Comunitária, Companhia de Comando e Serviço (CCSv), 4ª e 5ª Seções do Estado Maior Geral (PM-4 e PM-5), Batalhão de Polícia de Choque (BPChq), Companhia de Policiamento de Trânsito (CPTran), Batalhão de Polícia de Radiopatrulha (BPRp), Grupamento Especial Tático de Motos (Getam), Esquadrão de Polícia Montada (EPMon) e Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças (CFAP).
Presenças – A apresentação do planejamento da Operação Comércio Seguro 2015 teve as presenças do presidente da Câmara de Diretores Lojistas de Aracaju, Brenno Barreto; do comandante do 8º Batalhão da PM, tenente-coronel Vivaldy; do coordenador de Operações do 8º Batalhão, major Walcyr; do comandante da 1ª Companhia do 8º Batalhão, capitão Geovânio, de empresários e representantes da Imprensa.
Fonte: PM/SE

Nenhum comentário:

Postar um comentário