title

sábado, 28 de novembro de 2015

Bandidos armados invadem e danificam ônibus

O fato ocorreu neste sábado, 28, no Santa Maria
(Fotos: Ascom Setransp)
Na manhã deste sábado, 28, foi registrado no Santa Maria, zona sul da capital sergipana, mais um assalto ao transporte coletivo. Dessa vez, dois homens armados entraram no carro, no final de linha do bairro, e obrigaram o motorista e cobrador a entregar os aparelhos celulares. No momento da ação criminosa, o veículo não possuía dinheiro, o que levou a ira dos assaltantes que depredaram o transporte público. A dupla portava um revólver e um facão.
A equipe do Portal Infonet recebeu as imagens e conversou com a assessoria de imprensa do Sindicato das Empresas de Transporte Público de Passageiros de Aracaju ( Setransp) que passou números preocupantes em relação ao aumento no número de assaltos no transporte. De acordo com o Setransp, em 2012 foram 202 ocorrências, em 2013 o número subiu para 572, chegando a 688 no ano passado. Já neste ano, já são 898 assaltos.
O vice-presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Transportes Rodoviários de Aracaju (Sintra), Francisco de Assis, também conversou com a equipe do Portal e reafirmou a preocupação da categoria com os assaltos.
“Nós estamos preocupados e já tivemos duas reuniões na Secretaria da Segurança Pública para tentar resolver esse problema, sabemos que a polícia está trabalhando, mas o grande problema é o crack”, fala Assis que continuará cobrando.
“Vamos na próxima segunda-feira [30] procurar a SSP para tentar agendar a nossa terceira reunião e definir a questão da utilização das câmeras a serviço do Ciosp [Centro Integrado de Operações em Segurança Pública]. Com certeza vai ajudar em conter essa violência”, diz.
Em contato com a assessoria de comunicação da SSP/SE, a informação é que já foram realizadas, somente este ano, três reuniões com o sindicato. Uma em abril e outras duas em setembro.
“As providências tem sido aumentar as abordagens aos ônibus por meio do trabalho da Polícia Militar. Para se ter uma ideia,  há um aumento nas abordagens em mais de 125% em relação ao ano passado. E isso tende a aumentar ainda mais. Muitas pessoas foram presas durante essas abordagens, portando, por exemplo, armas de fogo. Já na Polícia Civil foi reativada no segundo semestre deste ano a Divisão de Repressão de Roubos a Ônibus. Ela tem trabalhado no sentido de identificar os autores, investigando os crimes relacionados a roubos a ônibus. É uma divisão especializada”, explica o assessor Renato Nogueira.
Outra informação fornecida pela SSP é dos crimes relacionados aos usuários de drogas e adolescentes. “Porém, há um diagnóstico, observando-se a situação de roubos a ônibus, que é a seguinte: a grande maioria de pessoas envolvidas nesta prática criminosa são presos, saem e voltam a praticar. Muitos, inclusive são adolescentes que não se recuperam e voltam a praticar os atos infracionais. Mas há um trabalho efetivo da secretaria, diante da preocupação do caso, em reduzir as taxas de roubos a ônibus. Por isso, que o secretário tem dispensado uma atenção especial e isso reflete na atenção que tem dado ao sindicato”, observa Nogueira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário