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segunda-feira, 16 de novembro de 2015

Anatel desconhece problemas com inserção do nono dígito

Internautas citam problemas na hora de completar chamadas
Usuários devem procurar operadora caso o problema persista (Foto: Arquivo Portal Infonet)
Alguns internautas entraram em contato com a redação do Portal Infonet relatando problemas com as ligações feitas nos novos moldes estabelecidos pela Anatel: inclusão do número nove antes dos oitos dígitos comuns. A medida foi adotada em Sergipe no dia 11 de outubro e, desde sua instauração, alguns usuários reclamam de problemas na hora de completar ligação. A Agência Nacional de Telecomunicação (Anatel) disse à nossa equipe que desconhece os problemas e listou algumas medidas que devem ser adotada pelos usuários, caso enfrentem os problemas.

A informação de um dos internautas é de que ao ligar incluindo o nono dígito, a chamada não se completa e, posteriormente, ao tentar efetuar a ligação com apenas os oitos dígitos, uma mensagem da operadora pede para que refaça a chamada inserindo o ‘nove’ antes dos tradicionais números. De acordo com Odiley Araújo, gerente da Anatel em Sergipe, esse tipo de situação é desconhecida pela agência e acredita que o problema pode relacionar os celulares, como a área de cobertura ou congestionamento na rede.

Odiley acrescenta ainda que, caso o usuário acredite que haja algum problema com a inserção do nono dígito, que ele procure sua operadora para relatar a ocorrência e se não obter a solução ou esclarecimento do acontecido, procure a Anatel. “Se ao procurar a operadora, e dentro do prazo que ela estabelece, nenhuma esclarecimento for prestado, o consumidor pode procurar a Anatel para a gente tratar a situação”, afirmou o gerente.

Os usuários podem utilizar os seguintes canais para entrar em contato com a Anatel e realizar alguma reclamação: o site da Anatel; o aplicativo de celular ‘Consumidor’ disponível gratuitamente para Android e IOS; ou através do número 331.

Terceira etapa no dia 18 de janeiro

Desde o dia 11 de outubro, as operadoras de telecomunicação começaram a instruir os usuários a incluir o número nove à frente dos oitos dígitos tradicionais em Sergipe. A Anatel estabeleceu um prazo mínimo de 10 dias para as operadoras continuassem completando as ligações daqueles que ainda efetuavam chamadas com oito dígitos.

De acordo com a Anatel, a partir do dia 18 de janeiro de 2016, as operadoras já não precisam mais lembrar aos seus usuários que eles precisam incluir o nono dígito para efetuar as chamadas e, acrescenta que, aqueles usuários que insistirem em usar apenas oito números, ouvirão uma mensagen informando que o número é inexistente.

Por Ícaro Novaes
Com informações da Anatel

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