title

sexta-feira, 30 de janeiro de 2015

Vereador critica HU por leiloar equipamentos

Equipamentos estão cobertos por lona em pátio do hospital

Vários equipamentos hospitalar estão sendo dispensado pelo Hospital Universitário (HU), unidade vinculada à Universidade Federal de Sergipe para dar sustentação ao curso de Medicina. De acordo com denúncias do vereador Jailton Santana (PSC) há, entre os equipamentos dispensados, um aparelho de ressonância magnética, que é bem disputado entre as unidades de saúde que prestam atendimento à população carente.

Os equipamentos estão armazenados no pátio do HU e alguns deles coberto por lona. O diretor administrativo do HU, Edelzio Alves Costa Júnior, revela que os equipamentos guardados no pátio não são mais usados pela instituição e que, em breve, vão a leilão. Ele admite que o acúmulo de aparelhos no pátio transmite uma imagem negativa, mas garantiu que aquele é o correto procedimento para dispensar aqueles aparelhos que não mais utilizados. “São equipamentos inservíveis. Até março, vamos nos desfazer destes bens através de leilão”, explicou o diretor.

Ele explica que os equipamentos estão separados por grupos e, para leiloá-los, há necessidade de obedecer trâmites legais. “Como é coisa pública, não pode fazer de qualquer forma, estamos seguindo as regras”, ressaltou. O diretor administrativo do HU se comprometeu a encaminhar ao Portal Infonet a relação dos equipamentos que vão a leilão, mas até o momento não se manifestou.

O vereador Jailton Santana observou que há equipamentos em condições de uso, que poderiam ser perfeitamente doados a instituições que necessitam deles. “É um absurdo. São quase dois anos que estes equipamentos estão cobertos por lona, lá parado. Enquanto muita gente está precisando deles. Há equipamentos novos lá amontoados”, garante o parlamentar.

Ao ouvir a justificativa do diretor do hospital, o vereador Jailton Santana faz outros questionamentos. “Quais os critérios de distribuição destes equipamentos?”, interroga.
Balança está entre o material descartado


“A distribuição destes equipamentos está sendo feita de forma equivocada e agora estão sendo descartados para leilão”, comentou.

Por Cássia Santana

Nenhum comentário:

Postar um comentário